sábado, 10 de julho de 2010


E o hoje é o dia internacional da pizza.
Diferente do que muitos pensam a pizza não nasceu na Itália, uns dizem que nasceu no Egito e outros dizem que nasceu na Grécia, as massas eram feitas a base de trigo, arroz, ou grão-de-bico e assadas em tijolos quentes.
Já os babilônios e hebreus, misturavam o trigo, ao amido e a água, chamando essa mistura de pão-de- Abraão.
Mais tarde os fenício e muçulmanos incrementaram com cebola e carne, sendo difundida para a Itália devido as cruzadas, sendo ainda mais incrementada e passando a ser conhecida como pizza, a qual conhecemos hoje.
A pizza era consumida por pessoas mais pobres no sul da Itália, servida por ambulantes com ingredientes baratos, com a intenção de matar a fome.
Chegou ao Brasil através dos imigrantes italianos. Passando a ser produzidas inicialmente no Brás em São Paulo, se difundindo para o resto do Brasil.
Com diferentes sabores, diferentes formas de preparo, e a gosto de cada um massa grosssa, fina, a pizza é uma preferência de muitas pessoas na hora de sair para jantar. Cerca de 1milhão de pizzas são consumidas diariamente em São Paulo.
Diversas são as opções oferecidas na região metropolitana do Recife, preços acessíveis seja à la carte ou rodízio.
E para comemorar esse dia tão saboroso, nada como correr a pizzaria mais próxima da sua casa.
E bom apetite!

2 comentários:

  1. Muito bem, cultura e culinária, adoro saber a origem das coisas. Embora pizza não seja uma comida que me encha a boca, mas na hora da fome, vale tudo!
    ;)

    ResponderEliminar
  2. adorooooooooo massas!
    amei sua homenagem ao dia da DELICIOSA E FAMOSA PIZZA...TENHO CERTEZA que além de ter deixado os leitores bem informados da história da pizza...deve ter deixado tb..todos de água na boca e com bastante apetite!
    ps.: so ficou faltando a receitinha da bendita neh! mas acho q pedir é mais rápido kkkkkkkkkk
    bjooooooooooo
    JENIFER (NENEM)

    ResponderEliminar