terça-feira, 10 de abril de 2012

Boa Noite, tenho passado muito tempo longe por falta de tempo e pelo difícil acesso a internet, tenho feito coisas maravilhosas por aqui. Hoje vou falar um pouco sobre o alimento que depois do feijão com arroz é insubstituível  no café da manhã e no jantar, pelo menos no meu funciona assim, quando minha mãe fazia coisas diferentes para o jantar e não comprava pão, meu humor mudava imediatamente, pra mim não existia essas duas refeições sem o famoso pãozinho, já discuti demais por falta dele.
Os ingredientes básicos para a fabricação do pão são, a farinha de trigo, manteiga, açúcar, sal, ovo, fermento e água. Podendo o último ser substituído por outro líquido como o leite. Fica a critério. Os ingredientes devem ser usados na proporção correta, senão influenciam no resultado, assim como a manipulação, a temperatura, o tempo da fermentação, a cocção, a umidade da massa e o ambiente.
O pão francês que é produzido nas padarias não tem nada  a ver com o que é feito na França. Foi na tentativa de imitar o pão baguete que nasceu o pão francês.

Baguette quer dizer graveto em francês é uma variedade do pão que surgiu no século XIX junto com a invenção dos fornos a vapor. A cocção nesse tipo de forno proporciona uma casca crocante e um miolo aerado. Se distingue basicamente pelas suas dimensões- comprimento muito maior que a grossura, o que resulta numa superfície de casca crocante maior que a dos outros pães. Podem chegar a 1m de comprimento, mas somente 5cm de largura e 3cm de altura. É o pão de todo dia dos franceses. Encontrado no mundo todo. Para receber esse nome conforme a lei francesa só pode conter farinha, água, fermento e sal.

Ciabatta Pão branco de origem italiana, o filão é alongado, largo e chato: em italiano “ciabatta” quer dizer chinelo, muito usado como pão para sanduíches. Deve ter casca bem crocante e miolo poroso. É um pão leve. Parte de uma massa bem úmida (proporcionalmente com mais água que a baguette), o que lhe confere uma textura aerada.

Brioche Apareceu pela primeira vez no inicio dos anos de 1400, e a sua origem é controversa. A versão mais aceita é a que a palavra brioche vem do verbo francês “broyer” que significa moer, triturar.

Pão de Abóbora

INGREDIENTES:
20g de fermento biológico
1 xícara e ½ de água
50g de açúcar
15g de sal
1Kg de farinha de trigo
500g de abóbora cozida e amassada
50g de manteiga sem sal derretida

Modo de preparo:
 Misturar todos os ingredientes, até que a massa solte das mãos.
Eu faço na máquina de pão, quando ela apita da primeira vez, desliga a máquina e liga de novo, sova na máquina por 40minutos, se não tiver a máquina mistura tudo e deixa fermentar por 30minutos, e abre a massa, deixa nos pães descansar até que aumentem de volume. Depois é só passar gema de ovo pelos pães e levar ao forno por 20 minutos ou até que dourem.




 Bom resto de semana!!!

3 comentários:

  1. Aiii..como eu queria um daqueles pãezinhos que tu fazia.. hummmmm!!...saudade enorme de você goloriaaa!!

    ResponderEliminar
  2. E mainha aqui se virando com um Rap10 vegetariano... Eu quero, manda pelo sedex?

    Beijo, meu amor!

    ;)

    ResponderEliminar
  3. Fiz um hoje amiga, daqueles, ah mãe, demora tanto que ele vai chegar ai mofado!

    ResponderEliminar