sexta-feira, 16 de março de 2012

Hoje foi um dia super cansativo, no dia da folga do nosso copeiro, tomamos o lugar dele, além de cozinhar, temos que lavar louças, guardar e  fazer as guloseimas do café da manhã, além de todas as outras tarefas da cozinha, hoje resolvi fazer um pastel de forno, não fui muito feliz na escolha, a massa não ficou no ponto para abrir, resolvi então no lugar do pastel fazer empadinhas, mas na verdade vou falar hoje é sobre o macarrão, afinal, foi uma das minhas últimas aquisições, vi a propaganda do livro na revista prazeres da mesa,  ESPAGUETE, de Carla Bardi, um livro de um designer super interessante, porém ruim de manter aberto para fazer as receitas, mas é lindo, fala sobre os tipos de espaguete, sobre ervas, flores, frutas, legumes, ovos, cremes, queijos, enfim, tudo que pode ser utilizado para fazer com a massa, as mais versáteis receitas, no total 130 receitas de espaguetes. Apesar de ter sido o meu presente de aniversário quem desfrutou de fato foi meu  namorado Ângelo Lago, fez a primeira receita. Espaguete com limão, azeitonas pretas e manjericão, e eu desfrutei comendo.

Sem dúvidas, espaguete é o mais popular tipo de massa, praticamente símbolo da Itália. Foi inventado na cidade de Nápoles e a primeira vez que a palavra apareceu foi em 1824, em um poema de Antonio Viviane ( Li Maccheroni di Napoli).
Originalmente sua forma longa e cilindrica era mais fina. Mais tarde, quando começou a ser servido com molhos mais encorpados, tornou-se mais grosso, como é conhecido hoje em dia.”
                                                                                                                   Carla Bardi




ESPAGUETE COM LIMÃO, AZEITONAS PRETAS E MANJERICÃO

INGREDIENTES
500g de espaguete
125ml de azeite de oliva extravirgem
Cascas de dois limões cortadas em tiras
150g de azeitonas pretas sem caroço
2 dentes de alho picados
15 folhas de manjericão
Sal e pimenta-do-reino à gosto.

MODO DE PREPARO:
Cozinhe a massa, enquanto a massa estiver cozinhando, misture o azeite, as cascas e o suco dos limões, as azeitonas, o alho e o manjericão em uma tigela grande. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Escorra a massa e junte ao molho, misture bem e sirva quente.

OBS.: Não gostei muito da casca do limão, fica com o gosto amargo do limão, acho que ficaria melhor colocar raspas de limão e acrescentar o suco de um limão.


4 comentários:

  1. Esteticamente tá uma maravilha, e como engolimos um prato inicialmente pelos olhos... Já me fartei deliciosamente!

    ;)

    ResponderEliminar
  2. ai que saudade das tuas comidinhas!!=)

    ResponderEliminar
  3. ow amiga, quando eu voltar eu faço bem muito pra tu, e agora com direito a muitas sobremesas gostosas!!!

    ResponderEliminar
  4. Hummm... e a que horas está na mesa?!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar